O Grupo Trama de Teatro está completando vinte anos de atuação e para comemorar esta data, a cidade de Contagem está ganhando um presente especial, que é a primeira edição do Trama Festival-Teatro. Com programação extensa, vários espetáculos estão sendo exibidos em diversos locais da cidade. Nesta quinta-feira (14), O Grupo Galpão apresenta a peça De Tempo Somos, às 20h30, no Espaço popular (escadaria da igreja São Gonçalo - Centro). A apresentação é gratuita.
As atividades estão acontecendo desde o dia 05 e irão até o sábado dia 16 deste mês. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude (CEJ).
Segundo o sub-secretário de Cultura, Mário Fabiano, o Grupo Trama representa muito a cultura da cidade. “Com seus vinte anos de existência o grupo possui trabalhos consistentes em âmbito local e nacional, chegando a revelar grandes nomes da dramaturgia”. Mário disse ainda que, “as comemorações que contam com grupos de expressão como o Galpão além de companhias de outras cidades como Sete Lagoas e Uberlândia, traz a cidade uma gama de apresentações que com certeza ficarão marcadas nos corações de cada cidadão contagense”, concluiu.
Grupo TramaNascido em Belo Horizonte no ano de 1998, o grupo optou há sete anos, ter Contagem como sede das suas ações, pelo fato de na região acontecer poucas atividades teatrais. A escolha contribui para algo muito importante que é a descentralização das ações culturais, realizadas, em sua maioria, na região Centro-sul da capital mineira.
O festival está trazendo para o município espetáculos de grupos de Minas Gerais e de outros estados do Brasil, a exemplo o Grupo Galpão, Preqaria Cia de Teatro, Grupo Árvore Casa das Artes, Grupo Zap 18, Truppe Dell´Art e Companhia Fiandeiros de Teatro. Além disso, estão sendo executadas ações educativas em escolas públicas e workshops para artistas e gestores culturais.
Segundo um dos fundadores do grupo, Carlos Henrique, o intuito das ações e oficinas é o de contribuir para a expansão do teatro, criando maior identidade com o município. "Estas oficinas tem o intuito de oferecer oportunidades de capacitação a artistas locais e abrir espaço para que novos artistas contagenses possam vir a integrar o Grupo Trama, reforçando ainda mais nosso elo e diálogo com a cidade", diz.
Para finalizar as comemorações, até o final do ano será lançado o livro 20 Anos de TRAMAs, que trará uma retrospectiva da história de atuação do Grupo entre espetáculos, projetos sociais e artísticos realizados além do palco. Textos e fotos de parceiros e colaboradores do grupo e comporão o livro.
Confira a programação:
Espetáculo “Ih, sujou!” – Grupo Trama
Data: 13/06 Horário: 10h Local: Escola Municipal Otacir Nunes dos Santos (Funcionários)
Espetáculo “Homem vazio na selva das Grandes Cidades” – Grupo Zap 18 Data: 13/06 Horário: 20h Local: Teatro Casa Azul – Rua Dr. Cassiano, 120 – Centro
Espetáculo “De Tempos Somos” – Grupo Galpão Data: 14/06 Horário: 20h30 Local: Espaço popular (escadaria da igreja São Gonçalo) – Centro
Espetáculo “Vento Forte para Água e Sabão” – Cia Fiandeiros de Teatro Data: 15/06 Horário: 10h e 15h Local: Teatro Casa Azul – Rua Dr. Cassiano, 120 – Centro
Espetáculo “Balaio Popular” – Grupontapé Data: 15/06 Horário: 19h Local: Praça da Jabuticaba– Centro
Espetáculo “Ovos, Suor e Lágrimas” – Grupo Trama Data: 15/06 Horário: 20h30 Local: Praça da Jabuticaba – Centro
Espetáculo “O Auto do Tatu” – Grupo Árvore Casa das Artes Data: 16/06 Horário: 17h Local: Praça da Jabuticaba – Centro
Re-Bo-li-ço do Boi Rosado (Folguedo Boi Rosado – Contagem/ MG) Data: 16/06 Horário: 18h Local: Praça da Jabuticaba – Centro